Sobre a nossa responsabilidade social – Advocacia pro bono

O exercício da advocacia não se limita apenas aos Tribunais e a processos judiciais. O Advogado é um guardião da justiça, defensor dos direitos fundamentais e, acima de tudo, um agente de mudança da vida em sociedade. Dito de outro modo, a advocacia não é apenas uma profissão, é um compromisso com a Responsabilidade Social.

Assim, devemos ser desafiados a olhar para a comunidade que servimos e a questionar como podemos contribuir para torná-la mais justa, equitativa e inclusiva. Trata-se de reconhecer as necessidades daqueles que enfrentam dificuldades e agir de uma forma proativa para ajudar.

A justiça não deve ser um privilégio, mas um direito fundamental acessível a todos, independentemente da situação financeira de cada um. A igualdade perante a Lei não é apenas uma promessa, mas uma obrigação daqueles que dela partilham e conhecem.

É com esse firme compromisso com a Responsabilidade Social que nos dispomos a avaliar situações que imponham uma justa análise e oferecer o nosso patrocínio pro bono.

Juntos podemos criar um mundo mais justo e equitativo.

Carlos Cartageno, Advogado